Entidades da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral

Município de Alcácer do Sal

Alcácer do Sal é o segundo maior Concelho do país, com aproximadamente 1500km2 e cerca de 13 mil habitantes e pertence ao distrito de Setúbal. Este Concelho divide-se em quatro freguesias: União de freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do castelo, Santiago e Santa Susana), Freguesia de Torrão, Freguesia de S. Martinho e Freguesia de Comporta. A norte o Concelho de Alcácer do Sal faz fronteira com os concelhos de Palmela, Vendas Novas e Montemor-o-Novo e a sul com o de Grândola. Ainda, a oeste é banhado pelo Rio Sado e, a este, encontra-se limitado pelos distritos de Évora e Beja.

Alcácer do Sal foi fundado pelos fenícios. Devido à sua localização nas margens do rio Sado permitiu o acesso dos barcos de transporte de mercadorias tendo, deste modo, um papel relevante na exportação de vários produtos, nomeadamente cavalos, Sal e peixe salgado.

Mais tarde, após o domínio árabe, Alcácer do sal foi conquistada por D. Afonso Henriques a 24 de junho de 1158, recebendo o 1º foral em 1170. No entanto, só no reinado de D. Afonso II, em 1218, foi conquistada definitivamente e recebido o título de cabeça da Ordem de Santiago. Em 1516, pela mão de D. Manuel I é atribuído novo foral a Alcácer do Sal. Já durante o século XVI, Alcácer do Sal volta a ser um importante porto de comercialização de sal.

Nos séculos XVIII e XIX o rio Sado continuou a ter grande relevância enquanto grande via de penetração no Alentejo. As suas especiais características proporcionaram o surgimento de um conjunto de embarcações específicas para o uso no transporte permanente de mercadorias, nomeadamente os laitéus, as canoas, os galeões (primeiro de pesca de cerco e depois de transporte de sal) e os iates. Com a entrada em funcionamento da via ferroviária, permitindo ligações mais rápidas e longas, o recurso ao Sado foi progressivamente abandonado, ainda que se tenha conservado até à primeira metade do séc. XX. Se o rio Sado perdeu a grande importância que teve, atualmente vive-se um novo ciclo na história de Alcácer. Hoje o Sado voltou a ter a relevância de outros tempos mas agora como uma “mais-valia cultural”.

O território de Alcácer do Sal reúne um vasto Património Arquitetónico Edificado do qual se destaca o Castelo de Alcácer do Sal considerado, por alguns, a maior fortificação da arquitetura muçulmana.

O setor primário é o mais evidente na economia do município de Alcácer do Sal, principalmente devido à agricultura e à silvicultura. O grau de industrialização do Concelho é baixo, apesar de haver diversidade, as indústrias existentes caraterizam-se por serem de pequena dimensão e estão ligadas à transformação de produtos do setor primário, como o pinhão, o arroz, a madeira ou o tomate. Atualmente, Alcácer do sal é um Concelho líder na produção de pinhão.