O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral aprovou, no dia 20 de julho de 2011, o arranque em pleno do funcionamento da Central de Compras Eletrónicas, com o firme objetivo de consolidação orçamental e modernização administrativa, facilitando os procedimentos desenvolvidos pelas entidades aderentes e promovendo o acesso, livre e transparente, das empresas às compras públicas.
Esta estratégia de atuação da Central de Compras da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral assenta em dois modelos que permitem a criação de valor, obtenção de ganhos financeiros, poupanças e redução de custos:
- Celebração de acordos quadro;
- Portal de Preços – negociações e cotações.
Com os acordos quadro a CC Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral pretende pré-qualificar fornecedores para o fornecimento de bens e/ou a prestação de serviços e estabelecem as condições e requisitos que estes são obrigados a cumprir, em termos de preços máximos/descontos mínimos, níveis mínimos e qualidade de serviço, entre outros aspetos.
Com a negociação de cotações a CC Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral pretende apurar os melhores preços para o fornecimento de bens e/ou a prestação de serviços que cumpram os requisitos definidos.
Principais benefícios para os fornecedores:
- O procedimento de contratação mais rápido, mais simples;
- Normalização dos procedimentos entre as entidades aderentes;
- Conhecimento prévio da realização de negociações conjuntas;
- Ausência de custos de acesso ou de utilização das soluções de negociação;
- Acesso livre e sem custos às peças dos procedimentos de contratação.