Entidades da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral

Município de Grândola

O Concelho de Grândola localiza-se no distrito de Setúbal, limitado a norte pelo concelho de Alcácer do Sal, a este pelo de Ferreira do Alentejo, a sul pelo de Santiago do Cacém, a oeste pelo Oceano Atlântico, e a noroeste pelo rio Sado, que o separa do concelho de Setúbal. Grândola têm uma área geográfica de aproximadamente 825,9 km2, e 14 826 habitantes. Este município divide-se em quatro freguesias: Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, Freguesia de Azinheira de Barros e São Mamede de Sádão, Freguesia de Carvalhal, e Freguesia de Melides. Carateriza-se pela sua diversidade geológica: serra, planície e costa marítima. Esta última estende-se por 45km de praias de areias brancas e águas cristalinas.

A presença humana no Concelho de Grândola está registada a partir do mesolítico, período a partir do qual existem estações arqueológicas de quase todas as épocas posteriores. Há quem defenda que durante a ocupação romana, o território grandolense terá tido o seu maior registo populacional, social e económico. Por volta de 1380, no reinado de D. João I, a primeira medida que levou à instituição do Concelho foi a criação da comenda de Grândola, o que levou a que o território grandolense começasse a progredir, e o lugar da Gramdolla adquiriu o estatuto de aldeia. Deste modo, a população solicitou, a D. João III, que atribuísse a Grândola a Carta de Vila e a libertasse da tutela de Alcácer do Sal. Foi, então, a 22 de Outubro de 1544 que Grândola recebeu o título requerido.

Se na economia, em Grândola, se destacam as atividades tradicionais, nomeadamente a cerealicultura, a vitivinicultura, a pecuária e a caça, na indústria realça-se a moagem, a tecelagem, a construção civil, a produção de vestuário e calçado. Na 2.ª metade do século XIX o perfil económico e social do Concelho de Grândola é alterado com o aparecimento da indústria mineira (Canal Caveira e mais tarde no Lousal) e a indústria corticeira. Nos últimos anos, este Concelho tem registado um aumento populacional, prevendo-se que os grandes investimentos em curso e a crescente procura turística levem a intensificar este aumento.

Em conclusão, o Grândola é um Concelho com fortes potencialidades de desenvolvimento graças à localização geográfica, à diversidade e preservação da sua paisagem, e ao empenho dos seus habitantes.