Entidades da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral

Município de Sines

O Concelho de Sines localiza-se no distrito de Setúbal, com cerca de 18 298 habitantes numa área de 203,30 km², dividida por duas freguesias: Freguesia de Sines e Freguesia de Porto Covo. O município é limitado a norte pelo município de Santiago do Cacém, a sul pelo de Odemira e a oeste tem o oceano Atlântico. O litoral do município, para sul de São Torpes, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Este Concelho tem a maior e a primeira área portuária de Portugal, a principal cidade da indústria logística portuária em Portugal e a terra natal do Vasco da Gama.

Sines é indissociável do mar. Desde os primeiros registos de ocupação no Concelho, que datam da Pré-história, até aos dias de hoje o mar e os seus recursos estão presentes na economia, na cultura, e nos hábitos e costumes da população de Sines. Apesar de estarem atestados registos do povo Púnico em Sines, foram os romanos que definiram o Concelho como centro portuário e industrial, sendo a baía de Sines o porto da cidade de Miróbriga. Durante a ocupação árabe, Sines foi praticamente abandonado, e só após a conquista cristã, com a Ordem de Santiago, Sines ganha autonomia administrativa em 24 de novembro de 1362. A carta de elevação a vila é concedida por D. Pedro I com a contrapartida de construir um castelo. Sines foi, durante os seculos XV e XVI, o local escolhido para a localização da Escola Naval Italiana com uma forte relevância para a formação de Engenharia Naval da época. Com a importância da vida marítima no território de Sines, Porto Covo foi fundado no seculo XVIII com o objetivo de aí serem construídos dois portos. No seculo XIX, com o liberalismo, Sines deixou de pertencer à Ordem de Santiago e foi praticamente extinto, sendo restaurado no início do seculo XX. Deste modo, até à década de 60, a vida de Sines é fortemente marcada pela indústria da cortiça, pesca, agricultura e turismo. Foi a partir dos anos 70 do que no Concelho de Sines teve inicio a ascensão industrial, económica e social com a construção do grande complexo industrial.

Sines é, hoje, um importante centro industrial, com a localização de uma refinaria de petróleo, indústrias da petroquímica, de construção de polímeros, de metalomecânica e de produção de vagões, e o primeiro maior porto artificial de Portugal e um porto de águas profundas que permite a passagem de metade do tráfego portuário do país.