Entidades da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral

Junta de Freguesia de S. Luis

São Luís é uma freguesia do Concelho de Odemira, com 146,81 km² de área e 1 989 habitantes. É a quarta maior freguesia do município de Odemira e a segunda freguesia mais habitada do Concelho. A paisagem da freguesia é marcada pela serra de S. Domingos, pelo rio Mira e pela ribeira do Torgal.

S. Luís, com as suas raízes históricas, não integrou o Concelho de Odemira desde o seu início, tal como foi definido no foral de 1256, e chegou a pertencer ao Concelho de Vila Nova de Milfontes. A história económico-social da freguesia enquadra-se na riqueza do seu subsolo e na proximidade do rio Mira. Atualmente, a agricultura, pecuária, extração de cortiça, produção de madeira, pequeno comércio e serviços são as atividades económicas de S. Luís.

Além de um passeio pelas ruas estreitas e caiadas, destaque também o seu património arquitetónico como a igreja matriz, o moinho da Lage (ainda em pleno funcionamento), e a Casa Branca, (antigo porto fluvial que chegou a registar grande atividade comercial).