Entidades da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral

União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana

A União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana é uma freguesia do Concelho de Alcácer do Sal, tem uma área de 916 km2 e uma população residente de 9.033 pessoas. Com a reorganização administrativa foram agregadas a freguesia de Santa Maria do castelo, de Freguesia de Santiago e Freguesia de Santa Susana.

Na economia da freguesia destacam-se a atividades ligadas à agricultura e pecuária, hotelaria, comércio e serviços, pequenas e médias unidades industriais. De realçar também os setores de correaria e doçaria, a produção de mel (na área de Santa Susana), sal, arroz e pinhão e a extração de cortiça.

Quanto ao património são vários os monumentos a salientar, tais como: as igrejas de Santiago, de Santo António (com a capela das Onze Mil Virgens), de Santa Maria do Castelo, da Misericórdia e do Espírito Santo; o Santuário do Senhor dos Mártires, o Castelo de Alcácer do Sal, a Cripta Arqueológica e o Fórum Romano, bem como o Solar dos Salemas, que alberga a Biblioteca Municipal, a emblemática ponte metálica sobre o Sado, as igrejas de Nossa Senhora do Monte (Vale de Guizo) e Palma; a Vila Romana de Santa Catarina de Sítimos; o teatrinho e a igreja de Santa Susana; a feitoria fenícia de Abul.